Dogma 95
Regras do Manifesto Dogma 95:
1 - As filmagens devem ser feitas no local. Não podem ser usados acessórios ou cenografia (se a trama requer um acessório particular, deve-se escolher um ambiente externo onde ele se encontre).
2 - O som não deve jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. (A música não poderá ser utilizada a menos que ressoe no local onde se filma a cena).
3 - A câmara deve ser usada na mão. São consentidos todos os movimentos (ou a imobilidade) devidos aos movimentos do corpo. O filme não deve ser feito onde a câmera está colocada, são as tomadas que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar.
4 - O filme deve ser em cores. Não se aceita nenhuma iluminação especial. (Se há muito pouca luz, a cena deve ser cortada, ou então, pode-se colocar uma única lâmpada sobre a câmera).
5 - São proibidos os truques fotográficos e filtros.
6 - O filme não deve conter nenhuma ação "superficial". (Homicídios, armas, etc. não podem ocorrer).
7 - São vetados os deslocamentos temporais ou geográficos. (O filme deve ocorrer na época atual).
8 - São inaceitáveis os filmes de género.
9 - O filme final deve ser transferido para cópia em 35 mm, padrão, com formato de tela 4:3. Originalmente, o regulamento exigia que o filme deveria ser filmado em 35 mm, mas a regra foi abrandada para permitir a realização de produções de baixo orçamento.
10- O nome do diretor não deve figurar nos créditos.
Regras acrescentadas por Lars Von Trier em 2005:
- As filmagens devem ocorrer na Escócia.- As filmagens não podem ultrapassar o prazo de 6 semanas.- O custo total do filme não pode ultrapassar a quantia de um milhão de libras esterlinas.
(o filme do bairro será concebido de acordo com o Dogma 95, de Lars Von Trier)
0 comments:
Enviar um comentário