BLIMUNDA SETE-LUAS NO ARCO DO CEGO
04:04

BLIMUNDA SETE-LUAS NO ARCO DO CEGO

   


   Após mais um encontro com este azulejo, o grupo de trabalho questionou-se, mais uma vez, de quem seria o artista plástico que pintara o mesmo, e qual o seu significado.

  Com oZOOM de uma máquina fotográfica captámos a assinatura, no azulejo, e conseguimos retirar de lá o apelido, sem problemas, "Ribeiro". Mais complicado foi perceber o primeiro nome, mas logo conseguimos perceber que se tratava do artista plástico Rogério Ribeiro (1930-2008).
   
   Rogério Ribeiro foi, como está acima escrito, um artista plástico,  que estudou pintura na (atual) Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa. Foi sócio-fundador da Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses (em 1956), onde desenvolveu intensa actividade como gravador. Desenvolveu também trabalhos na área do design gráfico, no desenrolar da sua vida. Foi também  fundador da primeira Galeria Municipal de Arte em Almada e também responsável pelo projecto Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, um dos principais pólos culturais do concelho de Almada.

   Em relação ao azulejo, após uma intensa pesquisa sobre o mesmo, pesquisa essa sem grandes frutos, apercebemo-nos que a figura feminina que está pintada no azulejo se trata de Blimunda Sete-Luas, personagem de uma das mais famosas obras de José Saramago.

0 comments:

Enviar um comentário